27.8.08
Mordaça Constitucionalizada(?!)
Ultimamente tenho me recusado a ver TV. Fiquei de “saco cheio” ver a mesma baboseira de sempre, nos canais de sempre. Mas ontem ao dar uma zapeada casual, parei por um momento na Paraná Educativa, estava começando o programa Escola de Governo, onde, toda a semana o governador presta contas e expõe planejamentos. Fiquei chateado e indignado quando vi seu semblante cansado. Como se muitas de suas lutas fossem em vão, e com a passividade do povo diante de sua censura.
No blog, talvez, não prefira tender a lado político algum, mas admiro a mão-de-ferro do Requião ao governar o estado. Em minha geração não me lembro de alguém que já o tenha feito de modo tão competente. Não vou desviar o meu foco agora, pra falar do que foi e não foi feito em seu governo, deixarei um link para que possam consultar.
Prossigo o texto falando do início do programa. Começou com uma reportagem do Fantástico, feita em 2003, sobre lavagem milionária de dinheiro ocorrido no Paraná por Ingo Henrique Hubert, na época, secretário da Fazenda e presidente da Copel e o doleiro Alberto Youssef. É nesse ponto que quero chegar quanto à indignação.
A algum tempo, o desembargador federal Edgar Lippmann Júnior, determinou a censura prévia ao governador, sujeito a multas altíssimas se, criticar na TV ou na rádio, nome de empresas, órgãos públicos ou oponentes políticos corruptos.
Em suas palavras, lamenta a rapidez da justiça em bloquear o acesso a sua conta bancária ao ter proferido o nome dos bandidos do cofre público (já citados acima) e a demora em julgar o caso ocorrido em 2003. “Essas condenações que estabelecem a censura prévia devem cair no Supremo Tribunal Federal, que deverá por fim à excrescência ditatorial de um juiz, não do Judiciário, e de uma procuradora, não do Ministério Público”.
“A impressão que eu tenho é que talvez eu esteja no Haiti do ditador Papa Doc ou no Paraguai de Alfredo Stroessner”, sobre o bloqueio de sua conta.
Mais de vinte anos do fim do autoritarismo ditatorial no Brasil, agora mais essa!
Temos um homem publico censurado!
Nada de novo no front.
Nesse início de programa, ele falou também de outro possível veto, agora do canal Paranaense (Paraná Educativa). Sobre isso, creio que este, sendo o único canal aberto no estado com programações que instigam a autocrítica, a nacionalidade e a cultura regional, como o programa Brasil Nação, deveria ser visto por todos os brasileiros; Nacionalidade Brasileira; o programa Enfoque, Forum Social entre outros.
Sem essa emissora, realmente pública, onde é transmitido por toda a América o nosso Paraná e o Brasil, o que será?
Concluo o texto com o fato, que sugere as frases, de Ave Sangria e Itamar Assumpção:
“Nada de novo no front e na retaguarda também.”
“O novo não me choca mais, nada de novo sob o sol. O que existe é o mesmo ovo de sempre chocando o mesmo novo”
Reportagem do Fantástico: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL692873-15605,00.html
Íntegra do despacho do Desembargador: http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=34321
AEN – Agencia Estadual de Noticias: http://www.aenoticias.pr.gov.br/
Governo do Paraná: http://www.parana.pr.gov.br/
Vídeo do Requião falando sobre a censura: http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=51
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário